About Me

header ads

Como saber se uma Gata está Grávida?


Após aproximadamente 15-18 dias de gravidez, poderá notar que os mamilos da sua gata estão maiores e vermelhos.

Semelhante ao enjôo matinal nos humanos, a sua gata poderá passar por uma fase de vómitos. Se os vómitos se tornaram frequentes ou se ela não estiver bem de alguma forma, contacte o seu médico veterinário.

A barriga da sua gata começará a inchar, mas evite tocar-lhe para evitar magoar a mãe e os seus gatinhos. Podem existir outras causas para o inchaço abdominal, por isso, monitorize a sua gata de perto para quaisquer sinais de doença e consulte o seu veterinário se estiver preocupado.

A futura mamãe ganhará gradualmente entre 1 e 2 kg (dependendo no número de gatinhos que ela carregue) – este é um forte sinal de que ela está grávida.

As gatas grávidas têm tendência para ter mais apetite nas fases mais tardias da gravidez, o que poderá também contribuir para o seu ganho de peso. Um apetite aumentado pode ser também um sinal de parasitas ou doença, pelo que deve confirmar com o seu veterinário.

A sua gata pode parecer mais maternal, o que significa que ela ronrona mais e procura mais carinho e atenção da sua parte.

O seu médico veterinário poderá confirmar a gravidez através de uma ecografia, a partir dos 15 dias de gravidez e até ao final da gestação. O veterinário poderá indicar-lhe quantos gatinhos são a partir do 40º dia de gravidez. Lembre-se que na gravidez da gata, um gatinho maior pode esconder gatinhos mais pequenos no útero, pelo que poderá ter mais gatinhos do que está à espera!

Apesar de a sua gata ser mais do que capaz de lidar com o trabalho de parto sozinha, certifique-se que está preparado à medida que ela se aproxima do final da sua gravidez.

É bom estar alerta para lhe transmitir tranquilidade e a ajudar se surgirem complicações.

Há vários sinais que indicam que os gatinhos estão já a caminho!

Sinais de parto iminente / ativo

Se a sua gata recusar o alimento, estiver inquieta e procurar locais isolados para descansar, pode ser porque o parto está prestes a começar.

A temperatura da sua gata cai para cerca de 37.8ºC nas 12-24 horas antes de começar o trabalho de parto.

Imediatamente antes de dar à luz, a mãe poderá ficar vocal, parecer agitada e querer limpar-se constantemente.

O parto deve começar com fortes contrações abdominais, seguidas de alguma descarga vaginal. Se a descarga for muito forte e preta ou com cor de sangue, contacte o seu veterinário.

Após esta descarga, os gatinhos devem ser expelidos rapidamente!

A maioria dos partos das gatas ocorrem suavemente e não deverá precisar de interferir. Há alguns sinais, tais como descargas de fluídos sem cor e a mãe ter contrações sem expelir gatinhos, o que sugere complicações. Se verificar alguns destes sinais ou tiver qualquer outra preocupação, contacte o seu veterinário.

https://www.purina.pt

Postar um comentário

0 Comentários