About Me

header ads

Por que cães que vivem na mesma casa lambem a boca um do Outro?


Quem tem mais de um cãozinho em casa costuma ter que lidar com as várias formas de fazê-los conviver bem, a separação na hora da comida e também observar alguns hábitos dos pets.

Enquanto alguns parecem adotar os mais novos como se fossem seus próprios filhotes, outros fazem questão de deixar claro que são “os cães dominantes” da casa e exigem que essa hierarquia seja respeitada.

Agora um comportamento que você já deve ter observado é quando um cão lambe a boca do outro. Talvez tenha até achado fofa a situação, pensando que eles estão dando “beijinhos” um no outro…

Mas, a verdade é que as lambidas têm outros motivos!


Por que cães que vivem na mesma casa lambem a boca um do outro?



Quando seu cão lhe dá uma lambida para lhe receber você talvez considere que ele está lhe dando um beijo de boas-vindas.

Assim, ao ver dois de seus pets lambendo a boca um do outro é possível que acredite que a situação seja a mesma, mas a verdade é que eles não estão trocando beijinhos.

Inclusive você já reparou que o cão que lambe a boca do outro é sempre o que chegou depois a casa, ou seja, os mais novos?

Tentativa de pedir comida



Filhotes que ainda se encontram junto a mãe e estão na transição do leite para os alimentos sólidos costumam adotar o comportamento de lamber a boca da cadela.

Não, eles não estão demonstrando alguma forma de carinho pela mãe, mas sim pedindo que ela lhes dê algum alimento semi-digerido, já que ainda estão em transição para os alimentos mais sólidos.

Inclusive, você irá observar que esse comportamento da ninhada será comum assim que observarem a mãe a se alimentar.

Mas afinal o que significam essas lambidas?



Agora se você não possui cães de uma mesma ninhada e cada um tem uma idade ou porte diferente é comum que observe alguns deles a lamber a boca do outro.

Essa é apenas uma forma de dizer que são submissos ao cão que está recebendo a lambida. Então se você tem mais de dois pets poderá observar esse comportamento por parte de dois deles em relação ao outro.

Significa que existe um cão dominante na casa e que os outros – que muitas vezes chegaram depois – respeitam essa hierarquia, mostrando que são submissos a esse líder.

Também é comum ver seus pets adotarem esse comportamento quando houve um desentendimento entre eles. Uma briga por um brinquedo, por comida ou até mesmo por atenção que logo foi resolvida.

Assim que o cão dominante da casa se encontra mais calmo o outro se aproxima e lambe seu focinho para “pedir perdão” e dizer que continua submisso.

Comportamento comum nos filhotes recém-chegados


Como se trata de um ato de submissão, de entender que já existe um cão alfa dentro da casa, é comum que os filhotes que cheguem mais tarde ao lar adotem esse comportamento para se aproximar.

Principalmente quando o cão líder tem certa dificuldade em aceitar o novo morador.

Para ganhar seu carinho e ser aceito “na matilha” o filhote irá se aproximar aos poucos e lamberá o focinho do cão dominante, para mostrar que quer fazer amizade.

É por isso também que eles lambem nossas bocas?



Quem nunca foi recebido por um cão saltitante que lhe deu uma bela lambida na boca?! É comum que o pet adote esse comportamento, mas não é apenas felicidade por sua chegada em casa!

Seu cão está lhe recebendo e também dizendo que entende que você, como dono, é o líder da casa!

https://cachorrode29anos.com

Postar um comentário

0 Comentários