About Me

header ads

Dicas para cuidar do seu Gato


VocĂȘ sabe tudo sobre seu gatinho? Confira aqui todos os cuidados de que ele precisa!


Alimentação:

Um dos maiores problemas dos felinos Ă© a obesidade. Por isso, a ração deve ser de boa qualidade e especĂ­fica para o seu gatinho (por exemplo: castrado, idoso, obeso etc). A ração exposta durante todo o dia perde aroma e “crocĂąncia”, entĂŁo deve ser oferecida em pequenas porçÔes, vĂĄrias vezes ao dia, atĂ© o limite impresso na embalagem ou estipulado pelo veterinĂĄrio. E nĂŁo se esqueça de deixar bastante ĂĄgua: o ideal Ă© trocĂĄ-la duas vezes ao dia para que esteja sempre fresquinha.

Cama:

Providencie para o seu gatinho uma caminha confortåvel em um lugar sossegado. Existem vårias opçÔes em petshops, mas uma caixa de papelão com uma almofadinha ou toalhinha dentro jå é o suficiente pra deixå-lo bem feliz e aconchegado.

Banheiro:

Gatos sĂŁo muito limpinhos e geralmente aprendem a usar a caixa de areia por conta prĂłpria. VocĂȘ encontra areia sanitĂĄria em pet shops e supermercados. Lembre-se de manter a caixa sempre com bastante areia e sempre limpa – pois os gatos podem evitĂĄ-la se ela estiver suja.

Banho:

Gatos fazem sua prĂłpria higiene e por isso geralmente nĂŁo precisam de banho. A nĂŁo ser em casos de problemas de pele ou de pĂȘlo: nesse caso, leve-o ao veterinĂĄrio para ver se ele tambĂ©m precisa de algum medicamento especĂ­fico. Escove os pĂȘlos do seu gato com frequencia. A maioria dos gatos adora ser escovado, e isso reduz o nĂșmero de pĂȘlos perdidos pela casa.

Unhas e pĂȘlos:

Use tesouras especiais compradas em pet-shops e corte sĂł a pontinha da unha, para nĂŁo machucar o gato. Mas se preferir, peça para o seu veterinĂĄrio mostrar ao vivo. Afiar as unhas Ă© uma atividade prazerosa e necessĂĄria para os gatos, entĂŁo, para preservar seus mĂłveis, Ă© bom ter em casa um arranhador prĂłprio para gatos.

Brincadeiras:

Seu gato nĂŁo Ă© um cachorro que mia: ele tem comportamentos bem diferentes de um cachorro, e um deles Ă© na hora da brincadeira. Alguns gatos sĂŁo mais brincalhĂ”es, outros menos. HĂĄ vĂĄrias opçÔes de brinquedos em pet-shops, mas a maioria gosta mesmo Ă© de fitinhas, bolinhas de papel e caixas de papelĂŁo. NĂŁo os deixe bricar com linha ou com novelo de lĂŁ, pois ele pode engolir e ter sĂ©rios problemas.

Adestramento:

Gatos nĂŁo sĂŁo fĂĄceis de se adestrar, mas vocĂȘ pode evitar comportamentos indesejados espirrando ĂĄgua com um borrifador quando ele fizer algo de errado. NUNCA bata em seu gato. Ele nĂŁo irĂĄ associar a violĂȘncia ao que acabou de fazer, alĂ©m do que isso poderĂĄ tornar a relação entre vocĂȘs muito ruim.

Um ou dois gatinhos?

Ter dois gatinhos Ă© sempre melhor que ter um, pois eles fazem companhia um ao outro quando vocĂȘ nĂŁo estĂĄ. Alguns sĂŁo mais sociĂĄveis que outros, entĂŁo, se vocĂȘ for apresentĂĄ-lo a um outro gato ou outro animal, lembre-se de ter muita paciĂȘncia e de deixĂĄ-los se acostumarem aos poucos, sempre com sua supervisĂŁo. Esse processo de adaptação pode levar dias ou atĂ© semanas.

Viagem:

A maioria dos gatos se sentem inseguros e ansiosos fora do seu territĂłrio. EntĂŁo, se for viajar, o ideal Ă© deixĂĄ-los em casa e pedir a alguĂ©m de confiança que os visite diariamente para trocar a ĂĄgua e comida, alĂ©m de dar um pouco de carinho a eles. Se sua viagem durar mais de 4 dias, vocĂȘ tambĂ©m pode deixĂĄ-lo na casa de um parente ou amigo.

Plantas:

Gatos adoram mordiscar plantinhas, e isso Ă© bom para a fisiologia deles, pois ajuda a formar e cuspir as bolas de pĂȘlos. Deixe ervinhas ao alcance, e sempre que comprar uma planta nova, tenha o cuidado de verificar se nĂŁo Ă© venenosa para os felinos. Aqui tem uma lista de plantas que podem ser tĂłxicas para os gatos.

Coleira:

Gatos podem usar coleira, mas é preciso que sejam elåsticas para ele não se enforcar caso fique preso em alguma coisa. Coloque uma plaquinha de identificação com o seu telefone, para que as pessoas possam te ligar caso seu gato acesse a rua e se perca. Tire também o guizo que vem na coleira, pois esse barulho constante incomoda os gatos (aliås, quem não se incomodaria, não é mesmo??)

Telas:

Gatos sĂŁo espertos e hĂĄbeis, mas tambĂ©m tĂȘm seus momentos de distração. Por isso Ă© muito comum gatos caĂ­rem da janela de apartamentos e terem sĂ©rias lesĂ”es ou morrerem. EntĂŁo, se vocĂȘ ama seu gato e mora em apartamento, instale telas em todas as janelas. NĂŁo pense que seu gato Ă© esperto. Acredite: todos os gatos que caĂ­ram de janelas pareciam ser tĂŁo espertos quanto o seu. Se vocĂȘ mora em casa, pode instalar telas nos muros e portĂŁo para que ele nĂŁo acesse a rua.

SaĂșde:

Vacine seu gato adulto anualmente, e dĂȘ vermĂ­fogos e antipulgas a cada 6 meses (em gatos que vivem dentro de casa) ou a cada 3 meses (em gatos que passeiam na rua). Observe sempre seu apetite, urina, fezes e comportamento, e leve-o ao veterinĂĄrio caso note alguma alteração.

Castração:

Sua gatinha pode gerar atĂ© 12 filhotes a cada ano. O que vocĂȘ pretende fazer com eles? Para evitar abandono e maus-tratos, castre sua gatinha! AlĂ©m disso, a castração torna os animais mais caseiros, o que ajuda a evitar brigas por territĂłrios com gatos da regiĂŁo, doenças, envenenamentos, acidentes e maus-tratos. 
E quando pintar alguma dĂșvida, pesquise, questione, leia, converse com o veterinĂĄrio. Sempre procure melhorar a qualidade de vida do seu bichinho.
Veja tambĂ©m a lista de livros sobre cĂŁes e gatos que nĂłs preparamos pra vocĂȘ!
Fontes: Adote um Gatinho e PremieR – Manual do Filhote – Gatos.
Este post foi revisado pela veterinĂĄria Claudia Kantz.
http://site.amigonaosecompra.com.br/

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios