About Me

header ads

Comportamentos Anormais de Gatos Filhotes


Urina fora da caixa de areia.
Os gatos são, por natureza, animais muito limpos, mas podem chegar a urinar fora da caixa de areia. A razão mais comum é: a caixa de areia esta suja, mudança brusca em seus hábitos (mudança de casa, chegada de um novo gato, cão ou pessoa), a marcação de território ou o surgimento de doenças renais ou das vias urinárias.

Sendo assim, a primeira forma de evitar este problema é manter a caixa limpa. Alguns gatos são mais sensíveis na escolha da caixa, chegando a recusarem as perfumadas. Um pouco de compreensão e de atenção podem minimizar estes pequenos acidentes em consequência de mudanças bruscas.
A prevenção da superpopulação e a realização da esterilização permitem, no geral, a diminuição de problemas de marcação. Caso os problemas persistam, consulte um veterinário.
Comportamento destrutivo
Afiar as unhas é um comportamento normal dos gatos. Isso lhes permite mantê-las em bom estado, além de ser um meio de marcação visual do território. Este comportamento pode acabar sendo muito desagradável quando o gato decide afiar as unhas sobre a mobília ou tapeçarias. A melhor forma de preveni-lo é permitindo este comportamento natural do gato, oferecendo-lhe arranhadores. Incentive-o a usá-lo, colocando-o próximo ao local onde ele dorme. Para eliminar os maus hábitos, pode-se colocar papel alumínio nas áreas onde ele costuma arranhar.
Comportamento agressivo com humano
O gato pode morder por brincadeira ou por nervoso. A brincadeira é um comportamento normal, especialmente no caso dos filhotes. É uma consequência de seu instinto de caça. Ele identifica uma mão ou pé como sua presa. Faça seu gato entender que este comportamento não é aceitável (repreenda-o colocando o dedo sobre seu nariz) e tente atrair sua atenção para os brinquedos em movimento. Não incentive o gato a usar sua mão como presa. A agressão por nervosismo acontece em geral em consequência de carícias, em especial sobre a barriga do animal. Sinal de impaciência ou reflexo natural do macho no momento da cópula é importante repreendê-los com um suave toque no nariz e não prolongar as sessões de carícias.
Um gato estressado, que se sinta ameaçado, pode dirigir sua agressividade contra uma pessoa que lhe seja familiar. Evite pegar seu gato durante uma briga ou forçá-lo a permanecer em seus braços diante de pessoas que lhe são estranhas.
http://www.royalcanin.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários