About Me

header ads

Como construir um Canil para o seu Cão


Exige planejamento e cuidados específicos para que o animal e o dono possam se sentir confortáveis.

Uma casa aconchegante é o sonho de consumo de muita gente. Cachorros não precisam de lençóis de linho egípcio ou televisão de LCD para serem felizes, mas latem e choram muito menos quando moram em um canil confortável e limpo. Não basta cercar um espaço no jardim. Assim como os humanos, eles têm uma série de necessidades que precisam ser respeitadas.
O primeiro passo para construir um canil confortável é escolher o espaço no jardim. O ideal é que não bata sol no quarto do animal, mas que haja luz no solário pela manhã. Outro ponto importante é a compra dos materiais apropriados para a construção da casa. Ela deve ser erguida com tijolos e telhas de barro para manter a temperatura do ambiente, além de um piso antiderrapante, pois o chão escorregadio deforma a postura do animal. 

Dentro do quarto, a melhor pedida é um tablado de madeira para manter o cão aquecido.
O tamanho do animal também deve ser levado em conta na definição das medidas do Canil. Espaços apertados demais causam desconforto e ambientes muito grandes não são aconselháveis. Se o local for abrigar mais de um cão, é preciso construir outros cômodos, afinal a casa é um espaço individual e não deve ser dividido com outros animais.

O mais importante ao construir um canil, entretanto é ter consciência de que, por mais que o local seja destinado ao cão, o animal não deve ficar preso todo o tempo. O ideal é deixá-lo preso apenas em um período do dia: manhã, tarde ou noite. Animais que fiam presos por mito tempo, tendem a ficar mais nervosos e agressivos.

Além de criar um ambiente saudável para o animal, o canil tem que ser prático para o criador. Como o local deve ser higienizado pelo menos uma vez ao dia, ao construir o espaço, o dono deve montar um sistema hidráulico, elétrico e sanitário. Outro detalhe a ficar atento é sobre a atura do portal do quarto. O ideal é que comedouros e bebedouros fiquem dentro do ambiente fechado e coberto. Por isso, a porta precisa ser suficientemente alta para que um homem adulto consiga passar.

Para a limpeza do Canil, é necessário ter um cuidado especial com o solário, afinal é lá que o cão fará suas necessidades fisiologias. A lavagem deve ser feita diariamente. Se preciso, até duas ou três. Há produtos no mercado específicos para limpar canil, mas a água sanitária e a amônia quaternária podem ser usadas diariamente.
Para evitar doenças nos cães e zoonoses, é preciso dedetizar o canil e o jardim, contra pulgas e carrapatos, mensalmente com produtos a base de Amitraz e usar produtos carrapaticidas nos cães também (Fipronil, Permetrina, etc…)
Restos de comida no comedouro atraem ratos e insetos indesejáveis, por isso, manter o ambiente limpo é fundamental para a saúde dos animais e dos humanos.

MEDIDAS IDEAIS DO CANIL
Solário: Ambiente aberto
Para cães de médio e grande porte: 3m x 2,5m
Para cães pequenos: 2m x 1m
A altura da cerca deve ser de 1,5m
Piso: O chão precisa ter uma inclinação de 5% e o piso deve ser antiderrapante (cerâmica não porosa facilita a limpeza).
Instalações:
Água – A torneira dentro do canil facilita o trabalho ao limpar o local e encher o bebedouro de água.
Energia – Um ponto de luz ajuda a enxergar o canil à noite.
Sanitário – Construa uma vala na frente do canil, com ligação direta para o esgoto ou fossa, para escoar os dejetos do cão.
Terreno: A escolha da posição do canil no terreno é muito importante para o cão não ter uma grande exposição ao sol. No projeto ideal, o sol atravessa o canil o sentido horizontal, para que a luz não entre diretamente dentro do quarto.
Quarto: Ambiente fechado.
Para cães de médio a grande porte: 2,5m x 2,5m
Para cães pequenos: 1m x 1m.
A altura da parede deve ter 2m e o portal (0,5m de largura), deve ser suficientemente alto para que um homem adulto consiga entrar sem precisar agachar.
O piso do quarto deve ser coberto por um tablado de madeira para esquentar o animal e para evitar calos de apoio.
Grade: as grades de ferro ou alambrados podem ser colocadas nos canis das fêmeas. Os machos, entretanto, urinam na cerca, que acabam enferrujando com o tempo. Por isso, é mais apropriado, nesse caso, erguer um muro de meio metro depois colocar a grade
https://canilvilladelcanecorso.wordpress.com

Postar um comentário

0 Comentários