About Me

header ads

Diarréia em Gatos



A diarréia não é uma doença em si, ela é uma conseqüência de alguma coisa que fez mal ao organismo e causou um "desequilíbrio" no trato gastrointestinal. 

Ela é uma defesa do organismo, que tenta expulsar algo que está agredindo a mucosa intestinal, sejam vermes, bactérias, vírus, protozoários ou mesmo uma alimentação que não foi bem aceita pelo organismo. Por isso é importante combater a causa também. 

Se seu gato apresenta diarréia persistente ou estiver apático, recusar comer ou beber, leve-o rapidamente ao veterinário. A desidratação pode matar o filhote em poucas horas. 

Leve uma amostra das fezes para que possa ser pesquisada a presença de parasitas. 

Normalmente a diarréia dura poucos dias, e se não apresenta outros sintomas, como febre, ela não tem causa mais séria. O importante é manter o gato bem hidratado. Os sinais de hidratação são: olhos brilhantes, saliva normal, presença de urina e pele solta e flexível na nuca.

 Dieta para animais com diarréia persistente:

*arroz cozido 
*yogurte natural 
*frango cozido 
*Caldo de galinha 

 Não use tempero. A alimentação leve e úmida previne contra a desidratação. 

 Possíveis causas de diarréia (Colin F. Burrows. 1991. Diarrhea in kittens and young catsi. pp. 415-418 IN J.R. August. Consultations in Feline Internal Medicine. WB Saunders Co., Philadelphia.)

 1)Causas de diarréia aguda: 

 A)Infecções 

 A1)Virais 

o Panleucopenia 
o Leucemia Felina 
o Coronavirose 
o Rotavirus 
o Astrovirus 

 A2) Bacterias 

o Salmonella 
o Campylobacter 
o Escherischia coli 

 A3)Parasitas

o Vermes 
o Coccidia 
o Giardia 
o Toxoplasma 

 Alguns parasitas são muito difíceis de serem detectados nas fezes, depende do ciclo (pode não estar na fase de postura de ovos). 

Giardia, Coccidia e Toxoplasma, também são muito difíceis de serem vistos nas fezes,o fato do exame dar negativo não quer dizer que não estão lá. 

 Esses parasitas agridem a mucosa intestinal, causando a diarréia. Fazer exames de fezes seriados para protozoários (giardia, ameba, cociidia, etc) , vermes. Infelizmente, esses microorganismos são muito difíceis de serem vistos nas fezes. 

 B) Mudanças bruscas de alimentação 

 Toda vez que você for mudar a alimentação ou marca de ração, não faça de uma forma brusca, isso pode causar diarréia. Mude aos pouquinhos, colocando quantidades inicialmente pequenas da nova ração, misturada com a alimentação antiga. Vá aumentando gradativamente, até que fique só a nova alimentação. A Flora intestinal necessitada de tempo para se adaptar à nova comida. 

 C) Ingestão de lixo 

 D) Induzida por drogas: Acetominofen (Tylenol), Antibióticos. As causas mais comuns de diarréia aguda são infecções virais e mudanças bruscas na alimentação. 

 2)Causas de diarréias crônica 

 A) Virus e Bacteriais: FIV, FeLeuk, Salmonella, Campylobacter, Clostridium. 
 B) Parasitas 
 C) Dieta 
 D) Vários: Problemas inflamatórios no intestino, medicamentos, uso errado de antibiótico, desequilibrio da flora intestinal, obstrução parcial do intestino, causa desconhecida.

http://www.becodosgatos.com.br/diarreia.htm

Postar um comentário

0 Comentários