About Me

header ads

Entenda o que é otite Canina


O que é uma infecção das orelhas do cachorro? 

 A infecção das orelhas do cachorro é uma inflamação de um canal da orelha. É uma das doenças de cachorro mais comuns , alguns falam que cerca de 20% dos cachorros possuem algum tipo de otite. 


O que causa a infecção dos ouvidos do cão?

 Geralmente, a inflamação que causa a doença é gerada por bactérias, parasitas, germes e/ou fungos que se alojam no ouvido do cão. 

 Outras causas podem ser: anormalidades hormonais (como o hipotiroidismo), tumores, algum tipo de trauma no local, alergias, corpos estranhos (como pedaços de folhas). 

 Cães com orelhas longas e caídas para baixo têm maior propensão a pegar infecção nas orelhas. 

 Como saber se meu cachorro está com otite canina (sintomas) 

 Alguns sintomas comuns em cães com inflamação nos ouvidos são: 


  •  O cachorro coça e fica tentando arranhar as orelhas 
  • Cheiro diferente e/ou forte nos ouvidos do cão 
  •  O cachorro sente dor quando tocam suas orelhas 
  •  O cão fica sacudindo a cabeça com muita freqüência 
  •  Secreção estranha saindo dos ouvidos 
  • O ouvido parece estar mais avermelhado do que o local podendo também estar inchado e com aparência de estar irritado. 


Como tratar a inflamação da orelha do cão (tratamento da otite canina) 

 O tratamento pode incluir: 

  •  Limpeza dos ouvidos do cachorro por você ou pelo seu veterinário. 
  • Remédios de pingar no ouvido. O remédio certo irá variar dependendo da causa da inflamação e só devem ser utilizados se prescritos por veterinários. 
  •  Se a causa for alergia podem ser utilizados tratamentos antialérgicos. 
  •  Se a causa for fungos, poderá ser feito um tratamento anti-fungos. 


Lembre-se: só o veterinário pode indicar qual o melhor tratamento para a doença. 

 O que fazer para prevenir a dor de ouvido em cachorro? 

 Para evitar que seu cão pegue inflamação nos ouvidos a coisa mais sábia a fazer é limpar regularmente as orelhas dele. Caso o cão já esteja com os ouvidos inflamados, alguns veterinários preferem que você não tente fazer a limpeza das orelhas sozinho, pois isso pode poderia piorar a inflamação. 

 Como limpar as orelhas do cão? 

 Limpe as orelhas do cão pingando uma loção especial para limpar ouvidos de cachorro dentro do ouvido. A solução de limpeza ajuda a diluir a sujeira do ouvido do cão. Depois passe um algodão para tirar a sujeira do ouvido. Caso necessário, repita o procedimento para tirar a sujeira que sobrou. Depois seque com uma toalha limpa e seca as orelhas do cão.

Você também pode utilizar álcool-éter ao invés da loção especial. Sempre pergunte ao seu veterinário sobre que loção utilizar para realizar a limpeza dos ouvidos do cachorro. 

 A freqüência com que você deve realizar a limpeza varia segundo a raça do cão. Cães com orelhas empinada para cima (como o pastor alemão) devem ter suas orelhas limpas a cada 15 - 30 dias. Já cachorros com orelhas longas e caídas devem realizar a limpeza semanalmente. 

 Cães que já estejam com inflamação nos ouvidos devem realizar a limpeza com freqüência maior. Somente um veterinário saberá dizer exatamente qual a freqüência de limpeza para cães em tratamento contra otite canina. 

 No começo, o cachorro pode não gostar muito que limpem sua orelha, pois a sensação pode ser desconfortável. Nas primeiras vezes pode ser necessário ir devagar e acostumar o cão a limpeza dos ouvidos. Uma boa dica é dar uma recompensa (carinhos ou comidinha) caso ele se comporte bem durante a limpeza. Brincar com ele após o procedimento é também uma boa idéia! 

 Em casos graves, a infecção nas orelhas do cachorro pode causar bastante dor no animal. Às vezes a dor é tanta que o veterinário tem que anestesiar o cão para realizar a limpeza. 

 Pronto! Agora você sabe um pouco mais sobre infecção das orelhas do cão. Veja nossos artigos relacionados para aprender a cuidar melhor de seu animal de estimação! 

 Nunca tente tratar e/ou diagnosticar doenças do seu cão sem auxílio de um bom veterinário.

Postar um comentário

0 Comentários