About Me

header ads

Sendo o Cachorro Alfa



Um cachorro é conhecido como alfa da matilha quando ele tem o instinto de ser o líder. Um cão em nossa família pode também querer ser o alfa, e para eles todos nós somos vistos como cães e se ninguém se impõe eles serão os líderes de sua família e às vezes essa dominância pode levar o animal à agressão. A dominância pode ser representada também quando um animal monta no outro, tenta morder ou qualquer ato de submissão de um para com o outro. 

Quando se tem um cachorro alfa muitas vezes é difícil de introduzir qualquer outro animal na família, uma vez que o primeiro pode não aceitar bem e então iniciam os conflitos. Por isso sempre o mais indicado é que alguém assuma o controle da situação não deixando que cachorro aja da forma que ele quer e sim da forma que o líder ordena. Mas lembre-se a iniciação de um cão novo a um cão dominante sempre deve ser feita de forma gradual. 

 Hoje em dia donos de cachorros em geral mimam seus cachorros demais, com banhos e tosas, manicure, roupas e caminhas mais macias que as suas próprias camas. Eles tratam seus cachorros com se fossem seus brinquedos ou filhos e não estão colocando os limites claramente nem mostrando quem é o chefe da casa. Eles querem ser os melhores amigos dos seus cachorros, mas isso só funciona na mente dos seres humanos e vai totalmente contra o instinto canino. Isso pode complicar muito seu relacionamento com seu cão. 

Cachorros precisam de limites e disciplina como qualquer criança e é isso que ele espera de você como chefe da matilha, é isso que está programado no seu cérebro. Para fazer uma comparação, você deixaria uma criança de 4 anos ditar as regras da sua casa? Que horas ela vai comer ou ir para cama ? Certamente que não. Com o cachorro é a mesma coisa, o macho dominante precisa impor os limites e fazer valer as regras. 

Primeiro deixe me explicar o posicionamento do cachorro alfa e porque é tão importante:

Lobos vivem em matilhas e cachorros descendem dos lobos. As matilhas tem uma hierarquia e o casal líder é chamado de macho‐alfa e fèmea‐alfa. Essa mentalidade de matilha está programada nos cérebro dos cachorros até hoje. Quando você tem um cachorro em casa, você e sua família são a matilha dele. Esta mentalidade de matilha e sua hierarquia afeta tudo que passa na cabecinha do seu cão. 

Cachorros‐alfa comem primeiro, bebem primeiro, dormem no melhor lugar, andam na frente e são os protetores da matilha e de seu território. Se você tem um cachorro especialmente agitado e desobediente ele provavelmente seria o cachorro‐alfa de sua própria matilha. 

Você tem que se estabelecer como o alfa da matilha, senão seu cachorro vai se achar o cachorro‐alfa e vai achar que tem direito à sua comida , sua cama e à sua família. Quando você não se estabelece como o alfa, seu cachorro toma conta. Sabe aquele tipo que só dorme no sofá ou na sua cama e chega a ponto de rosnar se você manda ele descer? Ou você já viu o cachorro que sobe na mesa para pegar a sua comida? Tem cachorros que não deixam ninguém chegar perto de você ou alguém mais da família. Ele sente que ele é seu dono e precisa protege‐lo. Bom, para ele ninguém está ocupando o papel de alfa da matilha, então cabe a ele ocupar esse papel, muitas vezes tornando‐se espaçoso e agressivo. E isso é algo que você pode evitar facilmente com o comportamento correto. O importante aqui é ser consistente. 

Abaixo vou descrever alguns comportamentos que você sempre deve seguir com seu cachorro para deixar claro que você é o alfa: ,

1‐ Você e sua família sempre tomam as refeições primeiro, só depois alimente seu cão. 

2‐ A sua cama é o lugar de dormir do alfa da casa. Seu cachorro não pode subir na sua cama, muito menos dormir lá. Eu acredito que os cachorro não devem dormir no quarto do donos. Isso pode confundir a cabeça deles quanto à sua posição na hierarquia. 

3‐ O cachorro também não deve poder subir no sofá pelo mesmo motivo da cama. O seu lugar de assistir TV no sofá é só seu. Se o seu cão está deitando no seu lugar eleestá pondo a sua liderança à prova. 

4‐ Quando você for sair ou entrar em casa, ou no carro você e sua família entram primeiro. Só depois o cachorro entra ou sai. Na maioria dos casos, é fácil estabelecer você como o alfa de sua casa. Se você sente que precisa deixar isso claro ao seu cachorro há alguns exercícios simples mas que funcionam muito bem para mostrar sua dominância. Se o seu cachorro é novo em casa, você não terá problema algum com isso. Agora se ele já tiver ocupado o lugar de alfa na cabeça dele, você vai ter que se esforçar um pouco mais. E como tudo o mais na educação de seu cachorro, a persistência e a consistência são a chave do sucesso aqui. 

Abaixo estão três exercícios que você deve fazer várias vezes durante o dia por pelo menos um mês. 

1‐ Fique de pé sobre o seu cachorro com ele entre suas pernas. Passe suas mãos por baixo das patas dianteiras e cruze seus dedos na altura do peito. Levante as patas dianteiras dele do chão e segure seu cão nessa posição por pelo menos 15 segundos. 

2‐ Segure seu cachorro Firmemente e passe o seu dedo indicador para frente e para trás sobre o focinho dele por pelo menos 1 minuto enquanto você olha diretamente nos olhos dele. Se seu cachorro for grande e você não conseguir segura‐lo com uma mão enquanto passa a outra no focinho, peça para uma outra pessoa segura‐lo. 

3‐ Coloque seu cachorro deitado no chão com suas patas de lado. Você Pica atrás do cachorro, ou seja, na posição oposta à que as patas estão apontando. Segure seu pescoço Firmemente com uma mão enquanto com a outra pressiona seu tórax no chão. Segure esta posição por 2 ou 3 minutos. 

4‐ Pegue a vasilha de comida dele e forre com um plástico. Coloque alguma coisa para você comer e sente‐se no sofá com a vasilha no colo e coma da vasilha dele enquanto ele observa. Este é um bom exercício para fazer quando o cachorro estranha as crianças da casa. Coloque todo mundo para comer da vasilha dele. Esta é uma mensagem bem clara que todos na casa estão acima dele na hierarquia, todos comem antes dele e ainda por cima, da vasilha dele. Mas nunca deixe as crianças fazerem esse exercício sem a sua supervisão. Cachorro, comida e criança pode ser uma combinação perigosa se não houver a devida supervisão. 

Em nenhum dos exercícios a idéia é machucar seu cão, mas sim mostrar dominância. Se ele aceitar sua dominação sem resistência, elogie‐o efusivamente após cada exercício. Se ele reagir em qualquer dos exercícios, e tentar sair ou Picar bravo com você, rosne para ele. 

Não adianta falar “não”. Falar “não” é um instinto nosso que provavelmente não significa muito para o cachorro. Você deve rosnar como um cachorro grande com um som bem grave, tipo “Grrrr”. Assim você está falando a língua dele e ele sabe exatamente o que você quer dizer. Ao mesmo tempo você pode interagir e brincar com ele durante o resto do dia, mas de uma maneira responsável. 

Depois que você re‐estabelecer a sua dominância e passar a praticar os comportamentos de líder, você provavelmente não precisará mais fazer esses exercícios. Com seu cão é a mesma coisa, estabelecendo a disciplina correta você não deve mais ter problemas dessa natureza. 

Por exemplo, se você deixa seu cachorro subir nos móveis e ele está deitado aonde você quer sentar, não faça nenhuma cerimônia. Mande‐o sair imediatamente. Se você perceber que ele está desafiando sua autoridade e está sentando no seu lugar no sofá ou deitando na sua cama, reaja imediatamente. Não permita este tipo de comportamento, ele está tentando ocupar o seu lugar de líder da casa, pegando o seu lugar de dormir.
Se isto acontecer e seu cachorro dorme no seu quarto, ponha a caminha dele no corredor do lado de fora do quarto, coloque uma grade dessas de criança para ele não entrar e deixe ele dormir lá por uns tempos. Ele foi posto para dormir fora do quarto do líder, e isto vai mandar uma mensagem bem clara na sua própria língua de quem é o líder da casa. Ele ainda vai poder ver você através da grade mas vai entender muito bem a sua posição de subordinação. ,

Depois de um ou dois meses, coloque a caminha dele de volta dentro do quarto. Se ele pular na sua cama durante a noite, faca‐o descer, mostre a caminha dele e faca‐o dormir lá, senão volta para o corredor. Se ele voltar a desafiar sua posição de liderança em alguma situação que você precisar agir de novo, é só rosnar como você já fez antes. Ele vai entender rapidinho. 

Outra estratégia é ignora‐lo. A coisa que seu cachorro mais quer é a sua atenção, então quando ele se comporta mal, você se vira de costas e ignore‐o. Outra coisa que ajuda é elogiar quando ele se mostra submisso. Por exemplo, quando você estiver fazendo os três exercícios acima, e ele se virar e mostrar a barriga ele está entendendo tudo. Elogie‐o mas não deixe ele se levantar mesmo assim até o exercício acabar. 

Na estrutura da matilha, quando os lobos tornam‐se adultos jovens, este é o momento em que eles sentem o impulso de desafiar a liderança do líder e tentar ocupar o papel de alfa. Portanto mesmo um cachorro que nunca apresentou sinais de dominância pode se tornar mais problemático entre os 9 meses e um ano, quando o cachorro está na sua adolescência. Pratique os exercícios acima e mostra e ele quem é o chefe.

http://www.adestreseupet.com.br

Postar um comentário

0 Comentários