About Me

header ads

Leptospirose – mata cães, gatos e até você, dono deles!


Essa é uma doença transmitida pela urina de ratos e camundongos e que pode contagiar gatos, cães e até os seres humanos. 

A leptospirose é uma doença muito séria, e pode contagiar animais domésticos e todo o ambiente ao redor deles – incluindo-se aí, você, o dono. Pode ser fatal para todos, por isso não é bom descuidar dela. Em épocas de chuvas torrenciais, com alagamentos, a dica é tomar muito cuidado com você e seu pet! 


Contágio 

Normalmente é adquirida através do contato com água contaminada com urina de ratos e camundongos – lembra do toque sobre inundações? Pois é, as águas represadas em alagamentos e inundações podem espalhar a urina de ratos para muitos locais. Daí que aquela água represada na sua rua NÃO deve ser um lugar para brincar, caminhar, ou deixar seu pet próximo. Evite qualquer contato seu e do animal com a água.

A incubação dura de 5 a 6 dias. 

Sintomas 

O animal pode apresentar: 

Insuficiência renal aguda 
Gastroenterite hemorrágica 
Lesões oculares 
En­cefalite 
Icterícia 

Tratamento 

É bom agir imediatamente, com a entrada de fortes doses de antibióticos – seu veterinário é quem deve indicar quais – e soro, muito soro. 

É muito importante também o isolamento do animal, para impedir que outros sejam contaminados. Atenção: caso seu cão ou gato se contamine, nada de desespero. Procure a ajuda imediata de um veterinário que ele saberá como agir. Basta seguir suas orientações direitinho que seu pet poderá ficar bom. 

Prevenção

Recomenda-se não deixar a comida do animal exposta e trocar a água dele todos os dias. Se você suspeita que existam ratos na sua casa ou próximo a você, tome mais precaução ainda com isso. 

Como já dito acima, não deixe seu cachorro ou gato caminhar por água paradas. E em épocas de chuva, mantenha-os presos num lugar distante de poças ou de bueiros. Essa recomendação vale também para você e sua família! 

As vacinas também são muito impor­tantes e, nesse caso específico, é bom dar 2 doses ao ano. 

Postar um comentário

0 Comentários