About Me

header ads

Acidente com caminhão revela mil gatos destinados a consumo humano na China



Um acidente de caminhão no centro da cidade chinesa de Changsha na província de Hunan, na semana passada, levou à descoberta de uma carga viva de 1.000 gatos em gaiolas, segundo o China Daily.
Os gatos estavam acondicionados em caixas de madeira empilhadas a uma altura elevada e, de acordo com Xu Chenxin da Associação Changsha Small Animal Protection, eles estavam destinados a serem mortos e servidos para alimentação humana em restaurantes de Guangdong, no sul da China. 

Como Xu disse à AFP, “só de olhar para as caixas você poderia dizer que os proprietários (sic) não se importavam se eles estavam vivos ou mortos (…) Os gatos haviam viajado por dias, sem comida ou água, e o cheiro era terrível”. 

 Após o acidente, uma quantidade de gatos escapou. Deixados ao relento e no clima frio por mais de 24 horas, muitos morreram. Após o acidente, uma notícia correu pela Internet no Weibo, um site chinês equivalente ao Twitter, e mais de 50 voluntários compareceram ao local para resgatar os gatos. 

A ONG comandanda por Xu negociou com um dos motoristas do caminhão e comprou os animais por 10 mil yuans (equivalente a 1600 dólares). Xu disse que já há muitas pessoas se oferecendo para adotar os gatos. 

 Não é amplamente praticado o consumo de carne de gatos por humanos na China, mas a sua carne é servida em muitos restaurantes, especialmente os do sul. Um prato chamado “Tiger and Dragon Locked in Battle” (“Tigre e Leão presos em batalha”) contém carne de cobra e gato. Gatos destinados a serem consumidos são criados no campo, onde os moradores o fazem como uma “forma fácil de ganhar dinheiro”, diz o Medical Daily. Os gatos são vendidos a restaurantes por 1 a 2 dólares. A demanda por carne de gato parece estar em alta por ser considerada “uma iguaria anteriormente inacessível”, na medida em que tem aumentado o poder aquisitivo da população no país. 

 A ONG Animals in Asia diz que cerca de quatro milhões de gatos morrem por ano na China, para alimentação humana. Na província de Guangdong, por exemplo, é comum restaurantes terem gaiolas com gatos vivos na entrada, esperando para serem escolhidos pelos clientes. Em novembro, autoridades chinesas interceptaram um caminhão carregando 500 gatos em Xuzhou, na província de Jiangsu. Estes gatos estavam em gaiolas de metal e em sacos. O motorista dizia que estava carregando uma carga de coelhos. Outra organização local de direitos animais negociou com os motoristas e comprou os gatos por 3500 yuans (cerca de 350 dólares). A China não possui leis de proteção a animais que não são ameaçados de extinção. As duas recentes descobertas destas centenas de gatos apreendidos em condições desumanas são motivo mais que suficiente para provar que tais leis são necessárias e urgentes.

Postar um comentário

0 Comentários