About Me

header ads

Preparando para o primeiro Banho



A hora do banho deve ser recheada de brincadeiras e recompensas para tornar a experiência ainda mais agradável. O primeiro banho do filhote não deve ter como objetivo o resultado final de beleza e, sim, acostumá-lo a cada etapa. Não é algo difícil, mas exige tempo e paciência. 


 Banho no pet shop 

 Se a sua intenção é dar o banho em pet shops, os filhotes deveram tomar o primeiro banho em um horário mais tranquilo. Procure marcar em dia que não tenha um excesso de animais, que tenha pouca circulação de pessoas e que o secador e o soprador estejam desligados, realizando somente uma escovação, por ser um filhote a melhor escova, é aquelas com cerdas macias. Ela não vai machucar e automaticamente ele vai associar com algo gostoso. 

 Para que ele seja manipulado em cima da mesa, neste caso o secador pode e deve ser apresentado ao filhote, de forma gradual. Não se esqueça de recompensar sempre o bom comportamento com petiscos e carinho. Só quando ele estiver bastante tranquilo com o barulho do secador, você pode marcar o primeiro banho na banheira. Limpeza de orelha, corte de unha escovar os dentes, são outras etapas que deveram ser realizada de forma gradual, com muitas recompensas. 

 Banho em casa 

 Já se a sua preferência é dar o banho em casa, comece o treino com uma escovação e um secador. Ligue e desligue o aparelho enquanto brinca com o animal. Ofereça petiscos, somente quando o animal estiver bem tranquilo e relaxado com secador. Só depois dê o banho com água e xampu. A temperatura deve ser morna, use xampu neutro especial para cães, facilmente encontrado no mercado pet. Peça uma indicação ao seu veterinário de confiança e evite o uso xampu de humanos nos animais. Comece massageando o corpo e termine na cabeça. 

Não se esqueça das patas, entre os dedos e do bumbum. Antes de colocar o animal na banheira, Certifique-se que tudo o que você precisa para o banho esteja próximo de você. Não deixe o animal sozinho na banheira nem por 1 minuto. 

 Outro detalhe muito importante é fazer "bolinhas" de algodão e colocar no interior da orelhas do filhote. Para prevenir entrada de água. E não se esqueça de tirar após o banho. Seque-o bem com uma toalha macia. Não lave seu animal se o tempo estiver muito frio, lembrando que nosso equipamento para secar não é tão potente quanto do pet shop. Outra dica é colocar um tapete antiderrapante na banheira, para que ele não escorregue e não fique assustado. Desta forma seu amigo poderá desfrutar de um banho muito gostoso e com segurança que precisa. 

 No Espaço do Filhote da próxima semana, confira mais dicas bacanas para ajudar os donos de primeira viagem a cuidar bem do cãozinho! Até lá! 

Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão) 
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Postar um comentário

0 Comentários