About Me

header ads

Como usar corretamente a palavra NÃO


Muitos donos de cães nos relatam que seus pets não sabem o sentido da palavra "não". Inclusive, parecem até que entendem o contrário, pois mesmo ouvindo o "não" continuam fazendo o comportamento errado e, muitas vezes, ficam até mais entusiasmados depois de ouvir a bronca! Isso acontece pois realmente o cão não sabe o que o "não" quer dizer, porque não foram ensinados apropriadamente.


Como todo comando, o "não" também deve ser ensinado. Primeiramente, é importante entender o que essa palavra significa. Para muitos, é simplesmente uma bronca, uma palavra para sinalizar que o cão ficará de castigo se continuar tendo um comportamento errado. Mas o "não" deve passar a seguinte mensagem: "Você não vai conseguir o que você quer, portanto pare!". Como fazer o animal entender isso? Com o cão usando guia e coleira, você pode fazer um rápido treino, jogando um petisco no chão, fora do alcance do cachorro. Assim que ele tentar pegar a comida, e a guia esticar, diga "não"! – se assegurando que ele não conseguirá pegar o petisco. Desta forma, estamos mostrando, sem sustos, medo ou violência, o que o "não" significa: "Você não vai conseguir pegar o petisco". Repita o exercício algumas vezes, e lembre-se de recompensar o pet se ele não tentar mais pegar a comida do chão. Esse exercício pode ser repetido em outras situações, como ao passar por uma porta, por exemplo. Se seu cão sair em disparada, assim que a guia esticar fazendo com que ele não passe pela porta, fale o "não". Se ele não tentar passar, lembre-se de recompensá-lo! Frustrando as tentativas do animal de fazer algo errado, ensinamos limites de forma clara e gentil. 

 Agora seu pet já sabe o que significa o "não", seguem abaixo mais algumas dicas que ajudarão você e seu amigo a se entenderem melhor: 

 • O "não" deve ser dito antes de o cão realizar o comportamento errado, não depois que já fez. Por exemplo: não adianta dar a bronca depois que o cachorro já subiu no sofá, mas sim quando ele ainda está no chão, prestes a pular; 

 • Evite falar o "não" à toa. Um exemplo é quando estamos muito distantes de um cão para evitar um comportamento errado, e começamos a gritar "não!! não!!". Neste caso, é provável que o cãozinho nem relacione a sua bronca com o comportamento indesejado; 

 • Cuidado para não usar o nome do seu cão junto à bronca. "Totó, não!! Não, Totó!!!". Logo, ele irá associar que seu nome também tem uma característica punitiva, e poderá até evitar vir quando chamado, pois entende que fez algo errado; 

 • Lembre-se de que muitos cães têm comportamentos errados, pois só assim conseguem a atenção das pessoas. Um exemplo é o pet que percebe que, sempre ao pular no sofá, alguém aparece para dar um bronca e tirá-lo de lá. Se o cãozinho deseja interação, passará a repetir o comportamento errado, ignorando o não, pois conseguiu o que queria — a atenção de alguém. Por isso, além de ensinar o significado do "não", é ainda mais importante ensinar comandos e comportamentos substitutos, para que o cachorro chame atenção das pessoas e seja recompensado pelos comportamentos certos. 

 A metodologia do Adestramento Inteligente visa recompensar os comportamentos desejados para que eles ocorram com mais frequência, e impedir ou interromper os comportamentos errados, para que esses parem de acontecer. Nunca interrompa ou puna seu cão de forma brusca, violenta ou agressiva. Lembre-se de que, focar nas atitudes corretas é a melhor forma de ensinar comportamentos corretos e duradouros ao seu amigo de quatro patas! 

Texto: Juliana Yuri (Adestradora da Cão Cidadão) 
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Postar um comentário

0 Comentários