About Me

header ads

Como evitar que os cães destruam os Móveis


É realmente incrível o que um cão pode fazer em apenas alguns minutos, quando você sai para ir na padaria, por exemplo. Sofás podem ser rasgados, pés de cadeira mastigados, marcas de arranhões na porta, borda do tapete mordida, controle remoto mordiscado, ou até seu favorito par de sapatos com alguns furinhos. É um problema comum? Ele pode ser resolvido?



A resposta para ambas as perguntas é: sim! E há apenas alguns passos simples que você pode tomar para evitar todos os resultados indesejáveis causados por esse comportamento destrutivo.


Por que os cães mastigam em primeiro lugar?


A mastigação é um comportamento natural dos cães, um filhote pode mastigar objetos para aliviar o desconforto da dentição, e passam pelo mesmo processo contra estão trocando de dentição – por volta dos 3 aos 6 messes de vida (a queda dos dentes de leite (decíduos). Já em um cão mais velho, a mastigação excessiva, destrutiva, pode ocorrer devido ao estresse, ansiedade de separação ou tédio.


Acredite ou não, a má nutrição também pode ser uma causa! A falta de nutrientes adequados na dieta de um cão pode fazer com que o animal mastigue muitas coisas em um esforço para cumprir a sua necessidade alimentar.


Como você evitar este comportamento?


É recomendado oferecer brinquedos diferentes para o cachorro. Os melhores são os borracha e os de náilon duro. Além disso, existem brinquedos que podem tornar mais atrativos ao colocar pastas aromáticas ou você também consegue colocar petiscos dentro, deixando seu amigo entretido por horas, além de envolver e estimular seu raciocínio. Lembre-se: você deve brincar bastante com seu animal quando ele estiver com o próprio brinquedo mastigável apropriado. Recompense este momento com muitos elogios, converse como ele, pode falar “muito bem!”; “isso aí!”. Isso acaba sendo uma enorme brincadeira. Ele achará o máximo!


Não grite com o cão, e muito menos use de violência quando pegá-lo roendo, mastigando algo errado, como seu sapato. Isso acaba deixando o animal mais desconfiado e só vai causar mais ansiedade, e, provavelmente, aumente a mastigação indevida, fazendo com que ele busque o mesmo objeto quando você não estiver por perto.


Para evitar o ataque aos objetos da casa, existem repelentes de sabor amargo, que são facilmente encontrados em pet shops. Estes sprays representam um meio inofensivo de proteger os objetos do seu cão, como pernas das mesas, almofadas, sapatos, sem causar dano a saúde do animal. Simplesmente criando um gosto ruim, e um cheiro desagradável, provavelmente, será o suficiente para parar de mastigar e prevenir futuros episódios de destruição.


Se pegar o cachorro mordendo o pé da mesa, por exemplo, derrube no chão a tampa de uma panela para fazer um barulho, sem que ele veja que você é quem está dando esta bronca. Esta bronca despersonalizada funciona bem, e o animal tende a associar este ato errado a coisas desagradáveis.


Mais algumas dicas:


Brinquedos - Cuidado na escolha do brinquedo! Evite brinquedos que possam se despedaçar, como um bicho de pelúcia com olhinhos e apitos, ou bolinhas de gude, que podem ser engolidas pelo animal e pode causar uma obstrução do aparelho digestivo. Alguns brinquedos recomendados são bolinhas de tênis, brinquedos de borracha macia, brinquedos com material digeríveis como ossos. Fazer brinquedos em casa também é uma opção econômica. Um que funciona muito bem é fazer alguns furos em uma garrafa pet e encher com ração ou pedacinhos de petisco. Ajuda o animal a ficar entretido por um bom tempo tirando a comida da garrafa.


Não dê coisas antigas ao animal - Evite dar suas meias velhas ou sapatos velhos para o cão brincar. Ele poderá não será capaz de distinguir o novo e o velho, apenas reconhecendo o seu cheiro no objeto e com isso irá roer qualquer coisa que parece atraente, mesmo os seus sapatos novinhos...




Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Postar um comentário

0 Comentários