About Me

header ads

Espaço do Filhote: sociabilizando o filhote com outros Cães


No caso desses encontros, é necessário uma dose extra de paciência e manter a segurança acima de tudo, com um controle dos animais. É claro, que você precisa levar em consideração todas as vacinas necessárias do seu filhote, para poder sair com segurança sem ter a preocupação de contrair uma doença.



Se você já tiver um cachorro em sua casa, e vai trazer um filhote, comece a preparar a chegada do novo cachorro com antecedência. Preparar um cômodo com caminha, os potes de água e ração, etc... Uma maneira muito eficaz em fazer isso é para garantir que cada animal tenha seu próprio espaço. Não tenha pressa alguma. Alguns filhotes levam sustos quando outro cão se aproxima, mesmo que intenção seja para brincar. No começo você pode esfregar um pano no seu filhote, “para pegar seu cheiro”, e dar para o outro cão cheirar e vice-versa. Os cães se identificam uns aos outros, principalmente através do olfato. Conhecer o cheiro com antecedência facilita o primeiro encontro.


Para evitar situações de medo e desconforto é melhor ter controle do cão mais velho, principalmente se ele for agitado, até que o filhote chegue perto dele por conta própria e o investigue perdendo o medo. Uma forma segura é colocar os dois cachorros na guia (você pode ver artigos de como escolher a guia certa para seu animal aqui no próprio blog!). O importante é dar atenção para os dois cachorros. Recompense com petiscos, fale com eles, elogie o bom comportamento. Só deixe os dois interagirem livremente quando perceber que nenhum sinal de risco. Você pode aumentar gradualmente o período do treino a cada dia.


Neste período, você também pode começar um trabalho do sociabilização com sons, objetos, pessoas, e lugares diferentes, quanto mais exposições a novas experiências seu filhote tiver, serão mais resistentes a novas situações, faça tudo isso com muita calma e quando seu filhote já tiver tomado todas as vacinas e já poder “pisar” na rua, é hora de conhecer outros cães.


Nesta etapa, você vai gastar um certo tempo levando seu filhote para o parque, para socializar com outros cães de todos tamanhos e idade e manter a forma certa de se comportar perto de outros cães. Faça de forma gradual, tome cuidado com situações para não assustá-lo, brinque com seu cachorro, se aproxime aos poucos, não se esqueça da recompensa, biscoitos, brinquedos, algo que o cachorro goste muito! Pergunte aos donos de outros cães se o animal deles é sociáveis antes dos cães se encontrarem! Um trauma nessa fase pode causar traumas no animal e desencadear problemas de comportamento como medo excessivo e agressividade por medo.


Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Postar um comentário

0 Comentários