About Me

header ads

Nebelung


Ficha Técnica


Origem: Estados Unidos
Utilização: Companhia
Porte: Médio
Pelagem: Pelo semi longo, fino e suave
Cores: azul (cinza), branco ou preto
Temperamento: tímido, brincalhão, dócil

Descritivo

Dócil e tranquilo, o felino de olhos verde intensos dá um show de elegância. De porte médio, corpo musculoso e bem estabelecido, o animal tem traços finos e delicados. Dono de um manto denso e duplo, o gato é famoso também por sua pelagem cinza, chamada de azul, muito embora seu padrão permita variações em branco e preto.
Muitos o julgam como animal perfeito de companhia, sendo mais indicado para apartamentos. É brincalhão, apesar de tímido e também deve ser criado na companhia de várias pessoas e outros animais, já que não gosta de ficar sozinho em casa.
Histórico
Trata-se de uma versão de pelos semi longos do Azul da Rússia, desenvolvida no final dos anos 80, nos Estados Unidos, portanto, sua origem é a mesma.
Acredita-se que o felino descenda dos gatos que viviam nos porões dos navios que saíram da Rússia, em direção à Grã-Bretanha, durante o século 19. No entanto, a versão mais atual do bicho indica uma mistura entre o Azul Britânico e o Siamês Azul Point.
Há quem acredite ainda, que esse gato tenha surgido no mediterrâneo, assim como o Chartreux. Os mais entusiastas da raça, no entanto, defendem que o gato seja descendente da linhagem dos felinos dos Czares da Rússia.
Independentemente da real origem do animal, o que se pode confirmar é que apenas em 1987 a raça passou a ser oficialmente conhecida como Nebelung, depois de cruzamentos que resultaram na versão de pelos longos do Azul da Rússia.
Cuidados e Dicas
Apesar de tranquilo, o animal pode ser uma boa companhia para crianças, já que possui uma tolerância maior a brincadeiras do que seu companheiro de pelo curto, o Azul da Rússia.
Seus pelos, por sua vez, merecem cuidados e escovação diária, principalmente em sua cauda, cheia e vasta.
Curiosidades
Os esforços dos ingleses durante os anos 50 fizeram com que a raça deixasse a lista de ameaçados de extinção.

Postar um comentário

1 Comentários