About Me

header ads

Razões para uma gata rejeitar seus filhotes


Quando as gatas dão à luz a uma ninhada de gatinhos, parece lógico que elas cuidem de todos eles. No entanto, algumas rejeitam alguns ou todos os seus filhotes nascidos, deixando-os abandonados ou longe do resto da ninhada. As razões pelas quais elas rejeitam alguns filhotes dependem de questões COMO saúde e a capacidade da mãe de ser maternal.
Doença ou deformidade



 As gatas sabem quando seus filhotes nascem com uma doença ou uma deformidade. Se a mãe sente que o gatinho tem uma doença ou infecção, ela pode rejeitar o filhote, empurrando-o para longe do resto dos filhotes saudáveis. Elas fazem isso COMOuma forma de proteger os outros gatinhos, no entanto, não cuidam do que está doente. Além disso, elas reservarão o seu leite e comida para os mais saudáveis ​​e fortes.

 A falta de instinto maternal 



Se uma gata não tem um instinto maternal inato, ela pode não saber como cuidar adequadamente de seus filhotes. Ela pode não ser capaz de lidar com uma grande ninhada e, portanto, rejeitar alguns a fim de facilitar as coisas com menos filhotes para cuidar. Os donos podem ajudá-la a libertar o seu papel maternal, mostrando como alimentar os gatinhos, limpá-los e mantê-los aquecidos. Por exemplo, de acordo com o site Vet Info, você pode ensiná-la a amamentar seus filhotes, deixando-a de lado e colocando os gatinhos em sua barriga.

Ninhada muito grande 



Se uma gata sente que sua ninhada é muito grande e não consegue amamentar adequadamente os filhotes, ela pode rejeitar alguns dos gatinhos menores - ou os raquíticos - a fim de economizar comida e espaço no abrigo. Nesse caso, a mãe gata não irá incluir os gatinhos que ela rejeitou na hora da amamentação nem permiti-los no abrigo para dormir e cochilar. 

 Doença 



Se a gata estiver doente ou sentir que vai morrer de uma lesão ou doença, é possível para ela rejeite os filhotes em sua ninhada. Pelo fato de não querer infectá-los passando uma doença, ela irá retirar-se do abrigo e ficar solitária - deixando os gatinhos abandonados.

http://www.ehow.com.br/

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Minha Gata deu a Luz a Tres Gatinhos lindos!(não tem raça, vira-lata) O Nego bom, Navi, e Amora! O nego e o Navi sumiram! e ficou aqui em casa a Amorinha!! Ela ja ta bem grandinha! tem uns 5 meses por ai! A Gata Mina Vem aqui em casa e chega a amorinha querendo mamar e a Mina Rejeita ela! Um porem e que ela ta gravida! Sera isso o motivo que a mina nao quer que a amora mame! para sobrar leite para o (os) gatinho(os) que vir(viram)??
    Ananda(10 anos) BH-Bahia!!
    (OBS: Estou no face de minha mãe)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a partir que os gatos crescem não precisam mais da mãe e por isso a mae rejeita,pq 5 meses os gatos já estão desmamados

      Excluir
  2. A história é longa, mas gostaria que me respondesse se achasse necessário. por fabor.
    Em minha casa, tenho 3 gatas e as mesmas estavam grávidas, seus partos ocorreram com a diferença de uma semana cada, porém a última gatinha, na semana em que o deu a luz mostrou um comportamento diferente (ou nem tanto), ela esteve com o estinto maternal muito aflorado, anteriormente ela não gostava dos filhotes que já estavam em casa ([no caso, 2 de uma gatinha, e 5 de outra gatinha] ambas em cômodos diferentes da minha casa) porém, na tal semana, ele esteve cuidando de todos os filhotes, ela lambia e dormia com cada ninhada em cada dia diferente (as irmãs são muito dóceis, elas viam, miavam mas apenas deitavam em outro lugar, eu só intervia quando os filhotes precisavam mamar), o que achei um erro, pois ela aparentemente teve dois filhotes no mesmo ninho em que já tinham 5 filhotes já maiores, ao tentar colocar os maiores em outro lugar ela os seguiu, e rejeitou seus recém nascidos, a mãe dos maiores cuidou e amamentou os recém , porém depois ficou no mesmo lugar que seus filhotes e a outra gatinha, ou seja, num cestinho, tinha 5 filhotes já consideravelmente grandinhos com duas mães. Quando vi tal cena, até mesmo um recém nascido estava lá. (Não sei quem levou).
    Agora a situação é a seguinte: em um cômodo, numa caixa: tem a mãe dos filhotes maiores com 2 gatos seus e um recém nascido. E em outro cômodo, no cesto, está a gatinha (agora mãe) com 3 gatinhos grandinhos e um recém nascido. Ocorreu que amabas as gatinhas rejeitaram os recém nascidos, mas depois de uma reviravolta de algumas boas horas. Elas estão cuidando direitinho de todos (da forma que está apenas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *favor(4a linha);
      *instinto (11a linha);
      *ela (17a linha);
      *ocorreu que ambas (no último parágrafo). Desculpe os erros, meu celular está com o corretor.

      Excluir
  3. Olá boa noite, tenho uma gatinha de deu cria a 4 filhotes, 1 fêmea a Kim, e 3 machos, Bentinho, Frajola, e Branquinho, eles estão prestes a fazer 4 meses, e de umas semanas pra cá a mãe dele que foi sempre muito atenciosa com seus filhotes, e carinhosa tbm, não quer nem chegar perto, não fica mais dentro de casa por conta dos gatinhos, se ela ver eles ela quer bater, e fica muito arisca, gostaria de saber se é normal isso, se isso vai passar, ou se devo procurar um ver! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudem, estou preocupado! Não sei se é normal!!

      Excluir
    2. estou com esse problema, só q mh gata deu a luz a 3 gatinhos, e apenas uma viveu. ela tem aproximadamente 8 meses hoje, e sua mãe passou a "odia-la" aos 6. NÃO SEI O QUE FAZER, OU SE POSSO FAZER ALGUMA COISA

      Excluir
    3. a minha gata está tendo o mesmo comportamento. e não consigo achar nada no Google que possa tirar minha dúvida.

      Excluir
    4. Também estou com o mesmo problema a minha teve 5 filhotes doei 3 e fiquei com dias fêmeas agora ela só briga bate nas bebês já entra em casa arisca rosnando será que passa não sei oque fazer

      Excluir
    5. Normal !! Chega por volta dos 4/5 meses a gata(mãe) não quer mais dar de mamar , nem

      Excluir
    6. Tb estou passando pela mesma situação e não sei oq fzr!!! Pode me dizer como foi no seu caso??? Esse comportamento da gata mãe parou ou não?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi minha gatinha fez uma cesariana, pois ela tava com 2 filhotes mortos e 2 vivos só que depois que ela saiu da nestezia ela não quer amamentar, ela a vezes agride e as vezes ela lambe. Isso é normal?oque posso fazer pra ela aceitar os filhotinhos?

    ResponderExcluir
  6. Minha gata pariu três gatinhos, no entanto, só uma sobreviveu. Ela convivia bem com a mão e até mamava até os 6 meses quando a mãe começou a rejeita-la. Pq isso aconteceu? Eu ja criei uma gata e sua filha, e elas conviveram bem a vida toda.

    ResponderExcluir
  7. Minha gata acabou de dar a luz a um só filhotinho e ta rejeitando ele, eu não sei oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gatinha tbm deu a luz apenas a um filhotinho ontem a noite e esse está sendo regeitado, então descobrimos que é por causa da deformidade que o bbzinho nasceu.

      Excluir
  8. Minha gata não entra mas em casa.será q e por causa dos filhotes ela está com muita raiva deles...eles já tem 4 mês! Estou muito preocupada pois ela não q mas entra em casa.

    ResponderExcluir
  9. Meu gatinho de 4 meses o joão ele foi atacado por cães,e graças a deus eu consegui salvalo,aparentemente ele esta bem,mais eu achei estranho pois a mãe do João que é minha gata também q se chama lucy,apois o ataque ela passou aregeitado antes ele eram um grude,e agora logo apois o ataque ela não fica onde ele está avança nele e ela não entra entra mais demtro de casa por que ela esta agindo assim pode me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei muito de gatos mais eu acho que é por que o gatinho está com cheiro de cachorro olha eu disse não sei muito de gatos mais acho que é isso não me julguem

      Excluir
  10. Olá ...minha gatinha criou 2 gatinhos..logo que nasceu após ela receitou um deles nem a placenta ela comeu...não lambeu ele estava friu e jogado fora da caixinha...eu fui e mornei uma água coloquei na xícara fui limpando com um algodão bem devagar ...enrolei o gatinho e fui limpando como se fosse a mãe..sequei um pouco de devolvi na caixa ...então ela viu eu limpando começou a limpalo o restante e aceitou ele novamente.... com uma tesoura esterilizada cortei o cordão... tudo certo ...vale a dica....

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem?Minha gata fez cesárea e não quer cuidar dos gatinhos... Será q ela os rejeitou?

    ResponderExcluir
  12. Olá minha gata crio 3 gatinho a 5 dias
    2 deles estão mamando mas um ñ está mamando (tô dando leite na siringa) e ñ dorme perto dos outros dois (eles dorme um do ladinho do outro) e ñ a sinais q a gata o regeitou se alguém pega ele ela vai atrás e leva de volta junto a eles
    Devo precupar com ele?pois tenho receio dele morrer ele tá mais magro

    ResponderExcluir
  13. Olá, bom dia!
    Tenho uma dúvida. Uma gata acabou tendo seus DOIS filhotes em uma mala no meu quintal. Quando descobrir por volta de 13:00 da tarde a mãe deixou eles e sumiu o dia todo, neste período dei leite semidesnatado, limpamos com algodão e água a sujeira pós parto e os deixamos quentinhos. Por volta das 02:00 da manhã ela mia e colocamos eles do lado de fora para que ela os vissem, ficamos observando as escondidas, ela pegou apenas um e levou embora e deixou o outro. Deixamos o que ela largou lá fora por mais algumas horas na esperança nwue retornasse e o levasse também, mas issos não ocorreu. Ela ficou miando alto e por horas, por fim coloquei dentro de casa, dei o leite e aqueci ele. Ficou mais calmo depois disso.

    Eu agi corretamente? O que posso fazer de diferente?

    Gostaria de entender o porque da gata mãe deixar esse?

    ResponderExcluir
  14. Ai gente, estou tão chateada! Minha gata sempre foi uma ótima mãe, sempre cuidou de todos os filhotes, inclusive a primeira cria dela está comigo. A segunda cria eu também cuidei, terceira também. Todos ficaram comigo, somente depois eu tive de fazer doações, eu tinha 15 gatos porque não tinha coragem de dar. Mas estou com as três gatas da primeira cria, é um.grude, não me largam pra nada, estou com um gato da segunda cria, e estou com uma gata da terceira cria. Todos apegados, eu amo demais meus amores. Agora veja bem, ela deu a quarta cria e cuidou direitinho, mas eram filhotes do filho dela, então eu eles nasceram dentinhos, até cresceram, mas morreram 2 e os outros dois que eu doei, a dona deles disse que eles cresceram, mas estavam doentes. Aí eu fiz uma mudança, estou com a construção da minha casa e estou de aluguel até terminar lá, mas ele dormem lá na área da outra casa e a três gatos me visitam durante o dia e ficam comigo o dia inteiro, as vezes vem quatro kkkkk não me largam pra nada. Ela deu a sexta cria, tentou cuidar, mas meu marido não viu ela saindo, fechou o portão e deixou ela a noite fora de casa, meu Deus, eu fiquei maluca quando cheguei na banheira e os filhotes dela tudo mortos. Agora ela deu a sétima cria e não quer cuidar. Gente, eles nasceram ontem, eu já briguei com ela, dei umas broncas e ela se limpa, cuida da estética dela e nada dela cuidar dos filhotinhos. Será que ele está sentida porque eu não estou por perto? Eu sempre acompanhei as crias dela, comprei banheira, ela me chamava batendo com a para no quarto pra pegar a banheira de madrugada avisando que ia parir, gente ela é muito esperta, muito engraçada. Eu estou achando que ela tá perdida, a minha mudança mexeu com ela. E os filhotes estão morrendo por falta de aquecimento, por falta de cuidados.

    ResponderExcluir
  15. Minha gata deu luz a 5 gatinhos ela sempre teve 4 gatinhos ela abadonou os 5 gatinhos que acabalam de da a luz porque?

    ResponderExcluir
  16. Oii. Eu não tenho gatos e nunca tive. Mas uma gata da vizinhança (Eu adoraria descobrir quem são os donos Rss') deu filhotes nos fundos da minha casa onde mantenho um espaço aberto para guardar bagunça e ferramentas. A gata deu 5 filhotes há dois dias, mas ontem quando fui olhar só havia 1. Ela sumiu, não voltou mais e deixou um único filhote pra trás. Sabe me dizer o motivo dela ter levado os filhotes e deixado apenas 1???

    ResponderExcluir